• Pablo Guimarães

Afinal, o que é a linha de vida horizontal temporária?

O estudos recentes realizados pelo antigo Ministério do Trabalho/SIT revelam que cerca de 40% dos acidentes de trabalho acontecem devido a quedas de altura. Isso se justifica pelo fato de muitos trabalhadores não usarem corretamente os equipamentos de proteção.

O correto seria todas as empresas de pequeno, médio ou grande porte, que realizam trabalhos em altura, efetivassem a aplicação das normas de segurança do trabalho nos ambientes corporativos. Por meio delas, os trabalhadores são incentivados a usarem os materiais de proteção adequados para suas atividades no alpinismo industrial.

A linha de vida horizontal temporária é um dos principais dispositivos que podem ser usados para minimizar os riscos de quedas e garantir a integridade física de todos os trabalhadores.

Deseja saber mais sobre a linha de vida horizontal temporária? Continue lendo o nosso artigo e fique por dentro do assunto!

O que é linha de vida horizontal temporária?

A linha de vida horizontal temporária nada mais é do que um sistema de proteção contra quedas para trabalhos em altura. O produto pode ser usado em processos industriais, na manutenção de redes elétricas e de telecomunicações, para proteção nas montagens de andaimes, entre outras.

O material é leve, compacto e de fácil instalação, podendo ser removido ao longo do tempo. Isso significa que o equipamento poderá ser instalado em diversos locais enquanto estiverem sendo realizados os trabalhos. Essa linha de vida temporária suporta até 04 trabalhadores simultaneamente e, geralmente, é produzida em fita, corda ou cabo de aço com sistema de travamento e tensionamento integrados.

Para que serve?

A linha de vida horizontal temporária serve para oferecer total segurança aos trabalhadores que atuam em atividades industriais, comerciais e de manutenção empresarial ou predial realizadas em altura.

Ela também é muito usada em áreas de carga e descarga e na manutenção de máquinas e grandes veículos, pois os trabalhadores normalmente necessitam estar em constante movimento, e a linha permite sua mobilidade com total segurança.

Quais são as diferenças em relação aos outros tipos de linha?

Existem alguns tipos de linha de vida, entre as quais estão as seguintes:

  • linha de vida fixa horizontal – geralmente é formada por um cabo de aço ou trilho metálico, cujos pontos de ancoragem são fixados nas extremidades de telhados, galpões ou silos;

  • linha de vida fixa vertical – também pode ser formada por cabos de aço ou trilhos metálicos, mas seu uso é indicado para serviços em escadas metálicas tipo marinheiro;

  • LVM – a linha de vida móvel horizontal possui trilhos e peças metálicas, sendo composta por perfis tubulares de aço e muito utilizada para a manutenção de máquinas e carga/descarga de caminhões;

  • linha de vida vertical com corda – é formada por um gancho com corda e trava-quedas, que pode ser removido facilmente para outro ponto de ancoragem, desde que seja utilizado um bastão telescópico.

A principal diferença é que a linha de vida horizontal temporária pode ser montada e desmontada rapidamente a partir de pontos de ancoragem que já estejam instalados no local de trabalho. Já as linhas fixas não podem ser levadas de um lado para outro, tendo que permanecer no mesmo local.

Quais são os tipos de linha de vida horizontal temporária?

A linha horizontal temporária está disponível em diversos modelos, e suas características técnicas são compatíveis com cada uma das aplicações necessárias. Veja, a seguir, quais são os tipos de linha de vida horizontal e temporária existentes!Com fita em fibra sintética

O sistema portátil horizontal com fita e sistema de tensionamento/travamento integrados além de mosquetões em aço nas extremidades é leve e de fácil transporte, podendo até ser carregado em uma bolsa.

Corda

Esse tipo de linha horizontal temporária tem uma corda conectada a ganchos ou mosquetões nas extremidades que devem estar presos a pontos de ancoragem seguros. Os dois itens, juntamente com o trava-quedas e o cinto, darão segurança ao trabalhador.

Cabo de aço

Essa linha de vida caracteriza-se por ter um cabo de aço conectado ao gancho e, por isso, é mais utilizada em áreas externas, como galpões, silos ou telhados.

Quais são as vantagens?

Usar a linha de vida horizontal temporária para trabalhos em altura oferece aos empresários, gestores e, até mesmo, trabalhadores inúmeras vantagens. Confira alguns dos benefícios!

Maior durabilidade

Por ser um produto de fácil montagem e desmontagem, o equipamento tem uma vida útil mais longa do que as linhas de vida permanentes. Isso acontece devido ao fato de ele não ficar exposto ao sol e à chuva, o que mantém sua eficiência por mais tempo.

Disponibilidade de diversos modelos

Para aqueles que precisam de equipamentos variados, existem modelos específicos para cada necessidade, sendo que algumas delas podem suportar cargas de até 1.500 kg.

Excelente custo-benefício

Outra grande vantagem de utilizar essa linha de vida é que seu preço é muito acessível. E, apesar de ser um produto de ótima qualidade, ele não é tão caro quando comparado aos outros tipos de linha de vida.

Quais são as normas nacionais?

Algumas Normas Regulamentadoras (NR) da atual Secretaria Especial de Trabalho e Previdência além da ABNT/Inmetro são as normas nacionais aplicáveis às linhas de vida temporárias. Veja, a seguir, quais são elas!

  • NR 18 – item 15.56 – Ancoragem;

  • NR 18 – item 18.16 – Cabo de aço e fibras sintéticas;

  • NR 18 – item 18 – Telhados e cobertura;

  • NR 35 – Anexo II – Dispositivos de Ancoragem.

  • NBR 16.325:2014 – Dispositivos de ancoragem tipo A,B,C e D

De que é composto um sistema de linha de vida horizontal temporária?

O sistema de linha de vida horizontal temporária é composto basicamente por conectores de ancoragem, fitas, cabos ou cordas e dispositivos de tensionamento e absorção de energia.

Portanto, a linha de vida horizontal temporária e todas outras opções de linha de vida são ótimas alternativas para todos que zelam pela segurança dos seus funcionários. Desse modo, ao investir nesses equipamentos, você demonstra que sua empresa se preocupa com seus trabalhadores e ainda evita futuros problemas com indenizações.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© Elétrica Academy (2019) - A primeira plataforma da América Latina de cursos de Engenharia Elétrica