• Pablo Guimarães

As principais áreas de atuação para quem estudou Engenharia Elétrica

Atualizado: 21 de Ago de 2019

Você sabe o que é SPDA? Para que serve o SPDA? E qual a sua importância? Se sua resposta é não. ou tem alguma dúvida a respeito. Venha aprender conosco um pouco mais sobre este assunto, pois neste artigo iremos abordar o que é SPDA, as principais características, aplicações e seus tipos, vamos lá pessoal!

Você pode nunca ter ouvido falar em engenharia elétrica, mas essa profissão está muito presente em nosso dia a dia. São os profissionais dessa área que fazem todo o planejamento, criação e manutenção dos sistemas de energia, distribuindo-a pelos locais que conhecemos.

Sem o trabalho dos engenheiros eletricistas não teríamos acesso à energia, ficaríamos sem luz, impossibilitados de navegar na internet, usar a geladeira ou ligar um ar-condicionado.

Por todos esses motivos, essa área é considerada uma das mais fundamentais para o bom funcionamento da sociedade, o que impulsiona o estudo dela por mais pessoas.

Por ser uma área com tantos campos de atuação, muitas vezes o estudante que conclui o curso de Engenharia Elétrica pode ficar confuso, sem conseguir decidir quais são as melhores opções para atuar na profissão.

Por isso, se você tem alguma dúvida, esse artigo pode ser o que você precisava! Dentre as áreas em que um engenheiro eletricista pode atuar, algumas ganham maior destaque. Confira:

Fornecimento

Trabalhando no fornecimento, o profissional de engenharia elétrica atua para que a energia chegue com o máximo de qualidade às residências e estabelecimentos. Como faz isso com segurança? Por meio das usinas que captam o recurso de diferentes formas: eólica, solar, hidrelétrica etc.

Esse trabalho também tem relação direta com as redes de transmissão e com o armazenamento de energia.

Automoção

Na área de automoção, o engenheiro eletricista é responsável por trabalhar na construção de um bom planejamento e cria equipamentos com função de ajudar na automação elétrica das indústrias.

Essas estruturas desenvolvidas por eles auxiliam os ambientes industriais a funcionarem da melhor forma possível e, assim, podem produzir seus materiais de maneira satisfatória.

Telecomunicações

Uma das principais atuações em engenharia elétrica, a área de telecomunicações tem relação direta com telefonia e internet. Aqui o engenheiro precisa lidar diariamente com sistemas de transmissão de telefonia, além de dados em forma de sons e imagens.

Faz parte das tarefas desse setor o planejamento e a criação de equipamentos, sistemas e processamentos.

Microeletrônicas

Na microeletrônica, os engenheiros criam modelos de integração eletrônica, para que circuitos possam se conectar da melhor forma. Eles fazem isso através de componentes muito pequenos como microchips ou chips.

Redução de consumo

Essa área tem sido bastante comentada por conta das discussões sobre sustentabilidade e preservação de recursos. Trabalhando na redução de consumo o engenheiro vai precisar bolar técnicas e equipamentos que possam tornar a energia mais sustentável e econômica.

Essas são as principais áreas de atuação que um profissional de engenharia elétrica pode seguir, no entanto, existem muitas outras para você escolher: construção civil, eletroeletrônica, instrumentação, engenharia biomédica, hardware e programação.

O que fazer para ser um engenheiro eletricista?

Se você quer se tornar um profissional dessa área, precisará concluir o curso de engenharia elétrica que dura dez semestres e pode ser feito tanto presencialmente, quanto através do EAD.

Além disso, ao terminar sua faculdade e obter o diploma, você precisará tirar seu registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para conseguir exercer a profissão legalmente.


fonte: Catho Educação

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Afinal, o que é a linha de vida horizontal temporária?

O estudos recentes realizados pelo antigo Ministério do Trabalho/SIT revelam que cerca de 40% dos acidentes de trabalho acontecem devido a quedas de altura. Isso se justifica pelo fato de muitos traba

© Elétrica Academy (2019) - A primeira plataforma da América Latina de cursos de Engenharia Elétrica